30.6.19

50%

Metade do ano já foi, então resolvi fazer um balanço das minhas metas até agora. Terminei 2018 com várias metas em mente, mas já em janeiro dei uma simplificada nelas para o flop não ser tão grande hahaha

Economizar dinheiro: até que estou conseguindo. Não estou comprando tantos livros (mais sobre isso no próximo item) e defini um valor semanal para gastar com alimentação e um valor para gastar com presentes. Comprei algumas coisas de papelaria que eu não precisava, mas meus principais gastos sempre foram com livros e com comida.

Não comprar/trocar livros físicos/ebooks: acabei comprando e trocando livros, não teve jeito, mas não tanto quanto antigamente. Para se ter uma ideia, até o fim de junho do ano passado eu já tinha adquirido 61 livros, e nesse ano só adquiri 20. Estou tentando comprar só aqueles livros que eu quero ler já, porque tive coragem de fazer uma limpa na minha pilha de livros por ler e acabei me desfazendo de vários livros comprados há anos e que eu já não tinha mais vontade de ler, e a sensação de ter jogado dinheiro fora ainda é forte. Enfim, estou tentando seguir alguns conselhos da Marie Kondo:

"Em relação aos livros, timing é tudo. O primeiro encontro com um livro é o momento ideal para lê-lo."

Sobre livros não lidos:

"Só depois de descartá-lo você poderá avaliar o seu nível de interesse por aquele assunto. Se não sentir falta, então você fez o que devia fazer. Se você quiser tanto o livro a ponto de estar disposto a comprar outro exemplar, compre um - e desta vez leia-o."

Me desconectar: no começo do ano não só descobri que pelo menos duas das minhas senhas estavam disponíveis na internet (recebi um e-mail me chantageando com uma delas), como quase um mês depois o número do meu cartão de crédito foi roubado. Fiquei tão puta com a internet que comecei a sair das poucas redes sociais que eu ainda tinha (queria virar uma eremita, mas não deu). Depois que a raiva baixou, tentei voltar para o Instagram e fiz um novo Twitter após dois anos sem, mas já não sei usar nada disso. Só tenho o Skoob e esse blog, agora.

Produzir menos lixo: comecei a usar absorventes de pano (apesar de não ter parado 100% com o uso de absorventes descartáveis) e tenho tentado reutilizar tudo o que eu posso sempre.

Comer menos carne: o maior flop até agora. Já fazia uns dois anos que eu estava diminuindo o meu consumo de carne e achei que nesse ano eu poderia parar de vez, mas voltei a comer carne como antes (não que eu coma muito, geralmente no almoço de domingo e em lanches).

Enfim, fazer esse balanço me fez pensar que eu poderia guardar mais dinheiro na poupança enquanto ainda tenho poucos gastos. Queria investir, mas não sei nada sobre isso. Tenho que parar de pedir comida de delivery, porque é caro e a quantidade de embalagens jogadas fora é grande (mesmo colocando para reciclagem o que dá). Às vezes penso em deletar o Skoob, mas é por lá que eu fico sabendo das novidades e tenho um pouco de contato com gente hahaha

Um comentário:

  1. Sabe, vou seguir os conselhos que você citou sobre livros. Esse ano minha meta era ler mais e acabou que eu apenas comprei vários livros e por falta de tempo não consegui ler mais que a metade. Analisando o que você disse, percebi que muitos desses livros nem me interessam realmente, nao sei o porquê de ter comprado.

    Que doidera o que aconteceu com você na internet, é bizarro como existem pessoas tão más... Acho muito positivo você ter se afastado um pouco das redes, notou alguma diferença em relação à sua saúde mental?

    Gostaria muito de produzir menos lixo também, embora seja bem difícil pra mim, admiro você por se esforçar e cuidar do meio ambiente :p

    Beijinhos <3

    ResponderExcluir