26.9.19

Minha relação com livros

Grande parte da minha vida gira em torno de livros, isso porque eu não tenho uma vida de verdade hahaha Posso dizer que tudo começou há uns onze anos, quando eu estava terminando o ensino médio e li Crepúsculo. Agora a minha vida é basicamente uma repetição de conversas assim:

Eu: Vai chegar coisa pra mim hoje.
Minha irmã: O quê?
Eu: *encara*
Minha irmã: Livro. Por que eu ainda pergunto?

Meu pai: Dinheiro pra comprar livro todo dia tem. Agora dinheiro pra comprar uma caixa transportadora pro gato não tem!

Nos primórdios dessa minha vida louca de leitora, quem comprava livros para mim era a minha mãe, eu guardava todos eles e não emprestava nenhum (eu era muito apegada). Então comecei a trabalhar e a comprar livros com o meu próprio dinheiro, o que com o passar dos anos aumentou consideravelmente o meu acervo e também as minhas dores de cabeça por não ter mais espaço onde guardar tantos livros (e por ter tantos livros para ler).

O que eu fiz foi começar a me desfazer dos livros que eu não tinha gostado de ler, depois dos livros que eu sabia que eu nunca iria reler, e agora comecei a me desfazer até de livros que eu ainda não li e que eu não tenho mais vontade de ler (influência da Marie Kondo).

Livrinhos que ontem seguiram caminho para as suas novas casas

Troco os meus livros pelo Skoob e também tenho a minha própria lojinha na Amazon (para ver os preços dos meus livros é preciso entrar em todas as ofertas e procurar pela minha loja). Minha reputação nos dois lugares é ótima, caso alguém tenha interesse em fazer negócio :)

Foto de um livro usado que eu adquiri através do ~mercado paralelo~

Nesse ano resolvi levar a sério a minha meta de não adquirir tantos livros novos. Acabei extravasando um pouco nesse mês, mas no geral estou indo bem. Até o fim de setembro do ano passado eu já tinha adquirido 100 livros novos. Nesse ano eu só adquiri 36 e já li boa parte deles.

Book haul de setembro (apenas Todos os santos malditos, Teto para dois e Mundos apocalípticos foram comprados; o resto veio de troca)

2 comentários:

  1. Oi Vanessa, eu também estou nessa de não manter livros que eu não tenha gostado muito e/ou que eu não penso em reler em casa. Já troquei muita coisa pelo Skoob também e tenho que retomar essas trocas (mas agora com um bebezinho em casa fica mais difícil me organizar para isso, ir ao correio etc.). Outra dificuldade que eu tive no Skoob foi encontrar livros bacanas/que eu queira ler nas trocas. BEM raro eu encontrar algum título que eu esteja procurando... :( Preciso de dicas, eu acho. Hahaha! BEIJO :*

    ResponderExcluir
  2. meu deus!! que incrível, não sabia que tinha gente que tinha como meta real isso de não comprar livros novos, porque eu sempre tive vontade também, mas não sabia que era possível hahaha. adorei conhecer a sua relação com os livros, a minha é um pouco mais desinteressante e improdutiva, já que não trabalho e minha mãe raramente me dá dinheiro pra comprar livros :'( minha meta pra 2019 era ler mais e, de certo, li 4 livros até agora, que é a quantidade que li nos últimos 2 anos inteiros HAHA, adoraria receber umas diquinhas de como ler mais!
    enfim, acho muito legal isso de só adquirir livros usados, e acho que por serem mais baratos na maioria das vezes facilita muito mais, né? vou focar nisso agora! inclusive, você já comprou pelo estante virtual? sabe se é seguro etc??

    aqui, amei demais teu blog e o jeitinho que você escreve! <3333
    beijinhos beijinhos
    https://tartarugaastronauta.blogspot.com/

    ResponderExcluir