3.10.19

Como eu me imagino daqui a (mais) 10 anos

Já faz uns anos que comecei a doar os livros que estão encalhados na minha estante para o colégio público onde eu estudei . Se eu não consigo vender ou trocar algum livro me sinto melhor fazendo isso, porque não parece desperdício de dinheiro e sim um investimento nas futuras gerações.

Hoje fui até lá doar mais alguns livros. Essas visitas são sempre meio estranhas, porque parece que terminei o colégio ontem, mas já sou ~adulta~ faz tempo, só que eu não me sinto muito assim (e às vezes nem sou tratada assim também).

Talvez seja porque eu não me formei na faculdade, não me casei (e não pretendo), não tive filhos (e não pretendo), nunca fiz uma viagem sozinha e ainda moro com os meus pais, e são essas coisas que fazem um adulto, certo?

"Qual seria o nível de intensidade adequado para a minha raiva de estar excluída da vida? Meus colegas construíam suas fantasias quanto ao futuro: advogado, etnobotânico, monge budista (o colégio era muito progressista). Até mesmo os burros e desinteressantes, que estavam ali para dar certo ‘equilíbrio’, pensavam em casamento e filhos. Eu sabia que não teria nada disso, pois sabia que não queria ter. Isso tinha de significar que eu não teria nada?"
- Susanna Kaysen (Garota, interrompida)

5 comentários:

  1. Oi Vanessa!
    Reflito muito sobre as mesmas coisas. Vão fazer 10 anos que terminei a escola, tô formanda no ensino superior, trabalho na área, mas quando fui na antiga escola oferecer um serviço, me senti adolescente de novo. Parece que somos toda uma geração de "entres", que não podemos pender pro lado infantil da coisa, mas não somos vistos ainda como adultos. Vi recentemente alguém dizendo que "os 30 são os novos 20 e ainda somos jovens", mas sei lá. Eu tenho a sensação de que os adultos não querem ficar mais velhos e não querem abrir espaço pra gente? Altas brisas aqui nesse comentário, hahaha!
    Também doo livros em locais públicos, e acho bem nobre essa ideia de investir no futuro - espero que o futuro de fato seja um pouquinho melhor graças a atitudes como essa!
    Fico por aqui - beijinhos! :*

    ResponderExcluir
  2. Uma coisa que aprendi é que cada um tem o seu tempo para fazer as coisas. Quem me disse isso foi um amigo mais velho de Letras que ainda não se formou, mas ele já passou por muitos sufocos durante a graduação. A turma que entrou com ele se formou há uns três anos. Antes ele vivia se lastimando, hoje está mais tranquilo em relação a isso. Ele está certo, cada um tem o seu ritmo, não se cobre tanto. Acredito que as coisas acontecem no momento certo, eu tento evitar ficar me comparando com outras pessoas.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Vanessa! (de novo, pois acabei tendo que ir para a aula e não deu tempo de ler esse outro post seu naquela hora, rs)

    Ultimamente tenho pensado em algo parecido, venho observando que os adultos de hoje em dia estão com esse aspecto e modo de agir mais "jovial", sabe? Pelo menos sei que há alguns poucos anos atrás não era assim, enquanto isso, os mais novinhos que nós estão todos agindo como adultos, é bem surreal se for analisar a situação mais atentamente...

    Eu acredito de verdade que você tem que fazer o que te faz feliz, ser você mesma, e se você está satisfeita com sua vida no momento, ninguém jamais pode te dizer ou persuadi-la do contrário, temos mais é que aproveitar do nosso jeito, simples assim! (:

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Nossa geração virou adulta mais tarde, essa é minha teoria! No momento, o meu ser adulta é ter que pagar boletos, hahaha. Eles chegam todo mês, não tem como fugir deles. Casar, ter filhos, isso vai ficando pra depois E SE a gente quiser. Se você não pretende, não há nada de errado com isso, viu? Adultos fazem mil e uma coisas se pararmos pra pensar, que nem todas fazemos, mesmo sendo adultas. Ficou confuso, nem sei se deu pra entender, hahaha! Beijos

    https://eueminhaestupidez.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Esse ano eu parei de comprar livros (mais pelo fato de ter me mudado pra estudar do que qualquer outra razão), mas ainda não estou pronta para me desfazer dos meus (apesar de dever, já que nem os leio por causa da distância). E, sim, amei seu blog e vou flodar de comentários haha

    https://isabelpastel.blogspot.com/

    ResponderExcluir